terça-feira, 7 de abril de 2009

Segurança Do Trabalho

Desenvolvendo as atividades propostas na última aula, observamos que saúde e segurança no mercado de trabalho é essencial. Por quê?

Ao investir em segurança do trabalho, uma empresa, além de cumprir a legislação trabalhista executando os programas de segurança exigidos por lei, desperta em seus funcionários o 'espírito prevencionista', isto é, mantém alerta, de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança, como por exemplo: usando adequadamente os EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), a exemplo do protetor auricular em área de ruído, do "capacete" na construção civil, da máscara em área de concentração de poeiras, etc.

Responsabilidade de quem?

É digno de nota que preservar a integridade física do trabalhador não é de total responsabilidade do empresa, os funcionários podem e devem se interessar pelos fatores ligados a segurança. Por exemplo, cooperação, envolvimento e responsabilidade indiidual em reuniões onde o tema em pauta é a segurança, o empregado pode discutir e trazer suas preocupações. Um comportamento pró-ativo como esse só acontece quando os funcionários estão sintonizados nos esforços preventivos.

Note: A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma comissão composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem com a empresa. A Segurança do Trabalho começa no trabalhador. Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Eu ( Juliana), Marcelo e Victor tivemos a idéia de propor ao bairro do Jd Sta Emilia...a contrução de um "ESPAÇO CULTURAL"...onde...a comunidade e principalmente as crianças pudessem se divertir de uma forma saudável...

Nessa Centro haveria quadras poliesportivas, gincanas, oficinas de teatro, cinema e até mesmo campeonatos para a arrecadação de fundos...para o próprio centro.

Que tal ver como foi a nossa proposta...que por sinal foi a mais bem votada entre os amigos de classe:

"Muitas pessoas não acreditam que a proposta de um Espaço Cultural no Jd. Sta. Emilia não seria prioridade onde há varias outras necessidades.
O intuito do nosso projeto é investir na base da sociedade, solucionar o problema pela raiz.

Causa e consequencia:

Não existiriam tantos problemas se houvesse um centro cultural, onde desde cedo as crianças aprenderiam seus direitos e deveres, teriam acesso as mais diversas formas de educação e cultura.
Temos no bairro dois locais apropriados para a construção do espaço: um antigo posto de gasolina e um terreno abandonado.
Ambos localizam-se em local de fácil acesso, próximo à escola, ao mercado e farmácia...numa Avenida principal que corta o bairro.
Além de beneficiar as crianças, o projeto incentivaria também o trabalho voluntário, a geração de empregos e a organização de eventos que trariam a valorização do comércio local.

Siga-me...

Abaixo temos o link do nosso amigo Victor Nishimura que também faz parte do projeto:
http://vicnishimura.blogspot.com/
Confiram...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009



Esta é a rua que a um ano atras era de barro e causava muita sujeira e desconformto aos moradores.

Esta é uma imagem de um das ruas que foram asfaltadas pelo multirão dos próprios moradores.

Esta é uma imagem de como os fios ficaram após o troca dos postes na rua Aguas de Lindóia. O pior é que nem a Bandeirantesm, nem a Telefonica tomam alguma medida para solucionar o problema dos moradores que sofrem com a linha de telefone muda ou com falhas na comunicação.

Lendas!!!

Em todo bairro que se preze, há uma lenda ou um mito, e não é diferente no bairro do Sta. Emília. Quem nunca ouviu falar na loira do banheiro, no homem do saco ou ate mesmo na lenda dos palhaços assassinos.
Pois então, nós resolvemos falar sobre uma dessas lendas.

Quem nunca teve medo de palhaço?!?
Um dos maiores motivos por esse medo se alojar nas crianças de todo Brasil, é essa famosa lenda ...Pois é, houve uma lenda que dizia que um grupo de palhaços fortões e com cara de mau, vagavam pela cidade em uma Kombi, e que se aproveitavam da confiança que as crianças tinham neles e as seqüestravam. Rumores diziam que as crianças acordavam numa banheira cheia de água e com cortes nas proximidades dos principais órgãos do corpo humano, rins e pulmão. Era só ver uma Kombi, as crianças se apavoravam. Nunca se soube se essa lenda tinha algum fundo de verdade, mas como todos sabem, a fantasia de palhaço é uma das mais utilizadas em atos criminosos. Por isso de um jeito ou de outro, tenha medo...rsrsrsrs

Ai fica nossa dica:
Se um dia der de frente com um palhaço, mantenha a calma e chame a policia.
Anão ser que esteja num circo. rsrs.....

Problemas do bairro...

Uma das coisas que incomoda muito os moradores é o rio próximo à pré-escola que transborda toda vez que chove.
Isso acorre com muita freqüência e até hoje nada foi feito para mudar a situação. A Ass. Dos moradores do bairro já entrou com um abaixo assinado na prefeitura para que seja feita uma canalização do rio, mas até agora não houve nenhum retorno.
O incidente deixa muitos pais preocupados com seus filhos na pré-escola, pois o nível da água sobe rapidamente, deixando os professores em alerta.

Entrevista

Em nossa pesquisa sobre o bairro,entrevistamos o Sr. Erílio. Vejamos a seguir o que ele tem a dizer:

1. O que o Sr. acha do bairro do Sta Emilia?

Eu acredito que pé um lugar bom para se viver e bastante tranqüilo quanto à movimentação de carros.
Não é um bairro muito grande, mas o suficiente para viver com a família.
Temos escolas por perto, 2 linhas de ônibus municipais e 1 intermunicipal, o posto de saúde não é muito perto, mas ajuda bastante e é cruzado por duas avenidas principais.

2. Como o bairro era antes?

Bom, antes não havia casas, nem mesmo as ruas eram assim. Só o que víamos era muito barro e mato...muito diferente de hoje, onde por toda parte temos casas. Quando vim morar aqui havia poucas casas e a maioria estava em construção.
O campo de futebol já existia mas era totalmente precário e as ruas não eram asfaltadas.
Não havia escolas nem mercados e apenas linha de ônibus passava pelo bairro.

3. O que o Sr. acha que deve ser feito para melhorar a qualidade de vida dos moradores do bairro?

Eu acredito que o bairro deveria ter um mercado maior e um posto de saúde mais próximo.
Ainda existem ruas que não foram asfaltadas e um pequeno terreno baldio que deveria ser transformado em algo aproveitável para a comunidade.
Também gostaria que houvesse uma praça para a comunidade. Seria uma boa idéia.

4. Para encerrar, o que o Sr.gostaria de dizer aos moradores do bairro?

Olha, nosso bairro tem de tudo um pouco, e uma das coisas que às vezes incomoda é a sujeira que muitos moradores jogam nas ruas e a poluição sonora também.
Um alerta para todos os moradores que eu gostaria de deixar é que cada um se conscientizasse de que para a qualidade de vida melhorar depende somente de nós.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Meio ambiente...observando com outros olhos

O Bairro Jd. Sta. Emília não é um bairro muito grande, mas antigamente as coisas eram muito precárias.

Muitas ruas não eram asfaltadas, a escola vivia em obras não terminadas, a única pré-escola era pequena para o número de crianças moradoras do bairro, o campo de futebol promovia campeonatos em péssimas condições estruturais e o "parquinho" tinha poucos brinquedos. O bairro possuía apenas um pequeno mercado e o pronto-socorro mais próximo estava em horríveis condições tanto de atendimento quanto de estrutura.



Hoje, a maioria das ruas foram asfaltadas por multirões realizados pelos próprios mordores de cada rua. A escola foi demolida e reconstruída com dois andares e uma quadra poliesportiva. A pré-escola foi ampliada e reformada para comportar muito mais crianças e ainda faz parte do projeto EJA durante o período noturno. O campo de futebol foi totalmente reformado e foi incluso um CIM ( Centro da Integração da Mulher ) onde no muro são vistas fotos de mulheres renomadas e no antigo parque foi refeito uma quadra coberta para futebol de salão.

O pronto-socorro também foi reformado e conta com um pouco mais de organização do que antigamente ( não que não haja mais precariedade nos atendimentos ).

O pequeno mercado foi reformado e aumentado e foi construído mais um mercado maior que o anterior.


Mas, no outro lado da história...

Existe um pequeno terreno baldio onde moradores jogam lixo e alguns jovens se escondem para se drogarem...existe também um córrego próximo à pré-escola que transborda quanto chove, encobrindo a rua e impossibilitando pessoas de transitarem até mesmo de carro.